III Congresso do Christian Medical & Dental Association Para Paises da Lingua Portuguesa
A PRIME : Partnerships in International Medical Education (www.prime international.org) é uma associação cristã internacional de educação médica, sem fins lucrativos e de natureza humanitária, fundada oficialmente no Reino Unido no ano 2002. A visão da PRIME é que todas as pessoas devem ter acesso a cuidados de saúde globais que reconheçam a dimensão biológica, mental e espiritual do ser humano, e sejam prestados com competência, compaixão, respeito e integridade. O principal objetivo da PRIME é promover a humanização dos cuidados de saúde e melhorar a qualidade do ensino pré e pós-graduado de medicina e outras profissões da saúde, particularmente em países em desenvolvimento. Conta com um grupo de formadores de excelência constituído por cerca de 300 profissionais de saúde, incluindo Professores de várias disciplinas em Faculdades de Medicina do Reino Unido e de outros países, com experiência académica, pré e pós-graduada e comunitária. A PRIME trabalha em parceria com instituições académicas de ensino superior, designadamente escolas médicas e de enfermagem. Sendo uma associação sem fins lucrativos, a atividade docente internacional é exercida em regime de voluntariado.
A primeira iniciativa da PRIME em língua portuguesa foi o Curso Saúde Global Desafios e Oportunidades em África, que se realizou em Lisboa em 2008, no auditório do Hospital da Luz, em parceria com a AMI Assistência Médica Internacional. Contou com a presença de representantes da Direção-Geral de Saúde, Ordem dos Médicos, Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, entre outros, e de dignitários de países lusófonos. Nos anos seguintes realizaram-se outras ações de formação ou conferências da PRIME em países de língua portuguesa na Universidade Fernando Pessoa, no Porto (2009), no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa (2009 e 2010), na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (2010) e na Primeira Igreja Batista de Curitiba, Brasil (2017).
Em Moçambique, realizaram-se cursos ou conferências na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo (2009, 2016, 2017 e 2018), na Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio, em Nampula (2012, 2016, 2017 e 2018), no Instituto Camões Centro Cultural Português, em Maputo (2012), na Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Católica, na Beira (2016), no Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA), em Maputo (2016, 2017 e 2018), no Hospital Militar de Maputo (2018) e nas XVI Jornadas Nacionais de Saúde, que se realizaram em Maputo em Setembro de 2018.
Tópicos: