Submissões

{$login} ou {$register} para submeter um artigo.

Instruções para Autores

 

 

Tipos de manuscrito

A Revista convida para a publicação de artigos originais, artigos de revisão baseados em evidências, editoriais, comunicações, relatos de casos, relatórios técnicos, estudos de casos.

Artigos Originais: devem relatar pesquisas originais que não tenham sido publicadas ou consideradas para publicação noutros periódicos. O limite de palavras é de 3.500 (excluindo o resumo, o título e as referências). O manuscrito deve conter um resumo estruturado com o máximo de 300 palavras, indicando o objectivo geral do trabalho, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões.

Artigos de Revisão baseados em evidências: geralmente a convite do editor, devem constituir uma análise crítica de avanços recentes. Artigos de Revisão têm um limite de 3.000 palavras, incluindo um resumo de 250 palavras no máximo. As ilustrações devem cingir-se ao máximo de 5 tabelas e/ ou 5 figuras. O Manuscrito deve estar organizado segundo os tópicos: Título, Resumo, Palavras-chave (máximo de cinco), Agradecimentos, Conflito de Interesses, Suporte Financeiro (se aplicável), Lista de referências e título das figuras/Legendas. Para obtenção do formulário Consulte:http://prisma-statement.org/

Comunicações: Devem ser relatos sobre novos resultados interessantes dentro da área de abrangência da revista. As comunicações devem ter no máximo 2.000 palavras, devendo incluir o resumo estruturado com um máximo de 100 palavras e três palavras-chave. Estas devem conter os seguintes tópicos: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Conclusões e Referências (máximo 15). Devem ainda ser incluídos Agradecimentos, Conflito de Interesses e Suporte Financeiro.

Relatos de Casos Clínicos: Devem ser relatos breves com extensão máxima de 2.000 palavras, com um máximo de cinco ilustrações (tabelas e figuras), até 15 referências, resumo não estruturado com um máximo 200 palavras e cinco palavras-chave. O Manuscrito deve ser organizado segundo os tópicos: Introdução, Descrição do caso (Identificação do paciente, História da doença actual, Antecedentes pessoais, Antecedentes familiares, Anamnese dirigida, Anamnese sistémica, Exame clínico, Exames auxiliares de diagnóstico, Tratamento, Evolução, Conclusão) e Recomendações, Lista de Referências e Título das Figuras/Legendas. Agradecimentos, Conflito de Interesses, Suporte Financeiro devem ser incluídos.

Preparação do manuscrito

Os autores são aconselhados a ler atentamente as instruções e segui-las para garantir que o processo de revisão e publicação do seu manuscrito seja tão eficiente e rápido quanto possível. Aos editores reserva-se o direito de devolver os manuscritos que não estejam em conformidade com estas instruções.

Sistema de Submissão online: Todos os manuscritos a serem considerados para publicação, nesta Revista, devem ser submetidos por via electrónica através do sistema online no endereço: https://rev.unilurio.ac.mz/index.php/revicfcs/about/submissions

O autor deve escolher dentro do item “Tipos de Manuscrito” uma categoria para o manuscrito: Artigos Originais, Editoriais, Artigos de Revisão, Comunicações, Relatos de Casos clínicos. A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é inteiramente do autor e seus co-autores.

Carta de Apresentação: a) Deve conter uma declaração, assegurando que se trata de uma pesquisa original ainda não publicada, nem submetida a periódico científico. Deve conter igualmente uma declaração segundo a qual os resultados do manuscrito não contêm plágio; b) Deve ser assinada por todos os autores e, na impossibilidade restrita, o autor principal e o último autor podem assinar pelos outros co-autores, mediante uma procuração; c) Os autores devem incluir na carta de cobertura institucional, uma declaração de que o manuscrito, após submetido, não poderá ter a ordem, nem o número de autores alterados, sem justificação e / ou informação à Revista de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio; d) Devem declarar que concordam, caso o manuscrito seja aceite para publicação, transferir todos os direitos autorais para a Revista de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio.

Edição da Pré-submissão: Todos os manuscritos submetidos à Revista de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio devem ser apresentados em Português.

Formatação do manuscrito

O manuscrito deve ser estar em formato de Times New Roman tamanho 12, com espaço 1e 1/2 em todo o texto. O manuscrito deve ser dividido nas seguintes secções: Carta de Apresentação (endereçada ao Editor-Chefe), Título, subtítulo (se houver), Resumo, palavras-chave, Texto do Manuscrito, Agradecimentos, Declaração de Conflito de Interesses, Suporte Financeiro, Lista de Referências e Título das Figuras/Legendas. A Carta de Apresentação, Título, Agradecimentos e Suporte Financeiro devem ser incluídos em documentos separados (estes dois últimos podem ser incluídos junto com a página do título). Abreviações devem ser usadas com moderação.

Página de Título: Deve incluir o nome dos autores na ordem directa e sem abreviações, afiliações institucionais (Departamento, Instituição, Cidade, Estado e País de cada autor). O endereço completo do autor principal para correspondência deve ser especificado, incluindo telefone, fax e correio electrónico. Na página de título também podem ser incluídos agradecimentos e suporte financeiro. A quantidade de autores por manuscrito deve ser limitada ao número real de autores que verdadeiramente contribuíram para o manuscrito, excepto para estudos multicêntricos nacionais e internacionais, que devem limitar-se a vinte autores. Quando exceder vinte autores, os restantes serão publicados em notas de rodapé.

Indicação de potenciais revisores: Os autores são convidados a fornecerem os nomes e informações de contacto (e-mail e telefone) de três potenciais revisores imparciais. Propõe-se que se sugiram revisores de instituições diferentes dos autores.

Título: Deve ser conciso, claro e o mais informativo possível, não devendo conter abreviações nem exceder 200 caracteres, incluindo espaços.

Resumo Estruturado: deve condensar os resultados obtidos e as principais conclusões. O resumo não deve exceder 300 palavras (100 palavras no caso de comunicações breves) e as abreviações devem ser evitadas. Deve ser subdivido em: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões.

Palavras-chave: 3 a 5 palavras.

Resumo: Deve ser também apresentado em Inglês.

Introdução: Deve ser curta e destacar os propósitos para os quais o estudo foi realizado. Apenas quando necessário, podem ser citados estudos anteriores de relevância.

Materiais e Métodos: Devem ser suficientemente detalhados dando a conhecer o que foi feito e como permitindo que o trabalho seja replicado. Técnicas-padrão devem ser adequadamente citadas.

Bioética: Em caso de experimentos em seres humanos, deve indicar-se se os procedimentos realizados estão de acordo com os padrões éticos do comité de experimentação humana responsável (institucional, regional ou nacional) e com a Declaração de Helsinki revista em 2013 (https://www.wma.net/policies-post/wma-declaration-of-helsinki-ethical-principles-for-medical-research-involving-human-subjects/). No caso de pesquisa em seres humanos, os autores devem anexar a carta de aprovação do comité de bioética e a carta de cobertura institucional.

Ensaios Clínicos: No caso de ensaios clínicos, o manuscrito deve ser acompanhado pelo número e órgão de registo do respectivo ensaio clínico (Plataforma REBEC). Estes requisitos estão de acordo com a BIREME/OPAS/OMS e o Comité Internacional dos Editores de Revistas Médicas (http://www.icmje.org).

Resultados: Devem ser um relato conciso dos resultados. Os resultados devem ser  apresentados em tabelas, gráficos e ilustrações.

Discussão: Deve relacionar-se directamente com o estudo em causa apoiando se na bibliografia relevante.

Agradecimentos: Devem ser breves e concisos.

Conflito de Interesse: Todos os autores devem revelar qualquer tipo de conflito de interesse existente durante o desenvolvimento do estudo.

Suporte Financeiro: Deve dar-se uma informação sobre todos os tipos de fomento recebidos de agências de fomento ou demais órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa.

Referências (norma de Vancouver): Devem ser numeradas consecutivamente, à medida que aparecem no texto. Listar todos os autores quando houver até seis. Para sete ou mais, listar os seis primeiros, seguidos por “et al.” para artigos em Inglês, ‘’e col.’’ para os Artigos em português. A lista de referência deve ser digitada com um espaçamento duplo em folha separada e no final do manuscrito. Referências de comunicações pessoais, dados não publicados ou manuscritos “em preparação” ou “submetidos para publicação” não devem constar da lista de referências. Se for pertinente usá-los devem ser incorporado em local apropriado no texto, entre parênteses, de acordo com os seguintes exemplos: (Marega A. comunicação pessoal, 1980); (Pires P., Jaibu M.: dados não publicados). As citações no texto devem ser feitas pelo respectivo número das referências, Ex.: Nampula (1,2); healthcare (30,42,44-50).

As referências no fim do manuscrito devem estar de acordo com o sistema de requisitos uniformes utilizados para manuscritos enviados para periódicos biomédicos (Consulte: http://www.nlm.nih.gov/citingmedicine).

Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com o estilo usado no Index Medicus (Consulte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals).

As citações bibliográficas contidas no texto e na lista de referências são da responsabilidade exclusiva dos autores.

Alguns exemplos de referências:

Citação de Artigos em Geral: Sobrenome seguido das iniciais dos seis primeiros autores. Para sete ou mais autores, liste os seis primeiros, seguidos de "et al."; ‘’e col.’’; ‘’et coll.’’), Título completo do artigo (no idioma original), título abreviado do periódico (pode ser encontrado em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7276/), ano de publicação, volume (número), número de páginas inicial e final abreviado Sempre se deve colocar a hiperligação (link) ou endereço do artigo.

Exempl: Hallal AH, Amortegui JD, Jeroukhimov IM, Casillas J, Schulman CI, Manning RJ, et al. Magnetic resonance cholangiopancreatography accurately detects common bile duct stones in resolving gallstone pancreatitis. J Am Coll Surg. 2005 Jun;200(6):869-75. Pubmed

Capítulo de livro: Sobrenome seguido das iniciais dos autores do capítulo, título completo do capítulo, editor, título do livro, Edição, local de publicação: editor, ano de publicação, páginas inicial e final do capítulo com a palavra página abreviada.

Exemplo: Blaxter PS, Farnsworth TP. Social health and class inequalities. In: Carter C, Peel JR, editors. Equalities and inequalities in health. 2nd ed. London: Academic Press; 1976. p. 165-78.

Livro: Sobrenome seguido das iniciais dos autores do livro, título do livro, edição, local de publicação: Nome do editor, ano de publicação e número de páginas do livro.

Exemplo: Eyre HJ, Lange DP, Morris LB. Informed decisions: the complete book of cancer diagnosis, treatment, and recovery. 2nd ed. Atlanta: American Cancer Society; c2002. 768 p. ncbi

Sites: Nome do autor/organização. Título da página [Internet]. Local de publicação: Nome do editor; Data ou ano de publicação [actualizado ano mês dia; Citado ano mês dia].

Exemplo: Diabetes Australia. Diabetes globally [Internet]. Canberra ACT: Diabetes Australia; 2012 [updated 2012 June 15; cited 2012 Nov 5]. Available from:http://www.diabetesaustralia.com.au/en/Understanding-diabetes/DiabetesGlobally/

Ilustrações: devem ser submetidas, em arquivos separados, nomeados apenas com o número das figuras (exemplo: Figura 1; Figura 2). Todas as figuras devem ter numeração arábica, citadas no texto, pela primeira vez, em ordem numérica crescente.

Título e Legendas: devem ser digitados com um espaçamento duplo no final do manuscrito.

Dimensões: As dimensões das figuras não devem ultrapassar o limite de 18 cm de largura por 23 cm de altura. Veja abaixo a configuração correcta para cada formato de figura:

Imagens/Fotografias: Devem ser obrigatoriamente submetidas em alta resolução no formato JPG ou TIFF. Certifique-se que a mesma foi capturada na resolução mínima de 600dpi, preferencialmente entre 900-1200dpi, preparadas utilizando programa de edição Editoração de Imagens (Adobe Photoshop, Corel Photo Paint, etc).

Gráficos: Devem ser criados usando software estatístico e salvos/exportados com a extensão original (xls, xlsx, wmf, eps ou pdf).

Mapas: Devem ser vectorizados (desenhados) profissionalmente utilizando os softwares Corel Draw ou Ilustrador em alta resolução.

Tabelas: Devem ser digitadas com um espaçamento simples, com um título curto e descritivo (acima da tabela) e submetidas em arquivos separados. As legendas para cada tabela devem aparecer abaixo da mesma. O significado de todas as siglas e símbolos utilizados na tabela devem constar do rodapé da tabela. Todas as tabelas devem ter numeração arábica, citadas no texto, em ordem numérica crescente. As tabelas não devem ter linhas verticais, e as linhas horizontais devem ser 3.

Processo de Envio: Os artigos submetidos à Revista de Ciências de Saúde deverão utilizar apenas a via electrónica. Todos os manuscritos deverão ser enviados por via internet para: https://rev.unilurio.ac.mz/index.php/revicfcs/about/submissions, seguindo as instruções no topo de cada tela. O processo de revisão pelos pares também será pela mesma via.

 

Revisão: Caso receba o seu manuscrito com recomendações e sugestões dos revisores, ao devolvê-lo para uma segunda análise, encaminhe o manuscrito revisto, junto da carta de correcção contendo o quadro de perguntas e suas respostas indicando as páginas e parágrafos correspondentes.

Reenvio: Caso o autor receba uma carta informando que o seu trabalho foi rejeitado e, querendo que os editores reconsiderem tal decisão, poderá rever o manuscrito segundo as sugestões e reenviá-lo.

Processo de Publicação: o processo de publicação inclui os passos abaixo:

O autor deve preencher o formulário de concessão de direitos autorais, fornecido pela secretaria da revista e submeter a revista assinado pelos autores.

Provas: serão enviadas ao autor responsável a última versão do manuscrito aceite, para que o texto seja cuidadosamente conferido. Nesta etapa do processo de edição, não serão permitidas mudanças na estrutura do manuscrito.

Os artigos aceites comporão os números impressos obedecendo ao cronograma em que foram submetidos, revistos e aceites.

Todos os artigos aceites que ainda não tenham sido impressos estarão disponíveis online enquanto aguardam a sua publicação na versão impressa (ahead of print).

Custos de Publicação: Para publicação dos manuscritos aceites é gratuita para todos docentes e funcionários da UniLúrio e 3.000,00 meticais para outros investigadores nacionais e internacionais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.